Como anda o diálogo no seu relacionamento amoroso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Diálogo no Relacionamento – Falta de comunicação na relação amorosa gera frustração, insegurança e mágoas que podem impactar até nossa saúde e vida profissional.

A solução? Conversar abertamente e não esconder a sujeira embaixo do tapete.

Dificuldade na comunicação

Quando estamos em desarmonia com nosso parceiro ou parceira, quando não conseguimos nos entender com nosso líder ou colaboradores, quando não temos êxito em nos comunicar, em exercitar o diálogo no relacioanamento, por consequência essas incompatibilidades podem afetar a autoestima, abalar a confiança, gerar raiva e mágoas que, em última instância, poderão impactar negativamente na saúde, na vida profissional e até mesmo no financeiro.

Se uma pessoa está vivenciando momentos de turbulências e inseguranças no relacionamento amoroso, é possível que esse clima transborde e se estenda até o ambiente profissional e vice-versa. Isso acontece porque disfunções nos relacionamentos drenam muita energia, causando desgastes e frustrações.

Ebook -Sucesso no Relacionamento

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber grátis o E-book Sucesso no Relacionamento.

Uma extensa pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que bons relacionamentos, mais do que fama ou dinheiro, são os fatores que melhor contribuem para a saúde e para uma vida boa e feliz.

A pesquisa acompanhou indivíduos por várias décadas e o resultado foi que pessoas que se sentiam mais satisfeitas com suas relações aos 50 anos estavam mais felizes aos 80 anos.

Dr. Robert Waldinger, psiquiatra, psicanalista, professor na área clínica de psiquiatria na Universidade de Medicina de Harvard, diretor do centro de terapia psicodinâmica no Hospital Geral de Massachusetts e diretor do estudo em felicidade mais longo da história, realizado pela Universidade de Harvard, fez uma palestra no TED contando o que eles descobriram até o momento durante os 75 anos de pesquisa sobre felicidade e o poder do relacionamento.

Uma das maiores frustrações humanas é a falta de capacidade de se relacionar. Quando vivenciamos desgastes nos relacionamentos, deixamos de permitir uma fluência natural. É preciso liberar os problemas dos relacionamentos para que a vida floresça com maior plenitude e harmonia. Se um ou ambos os parceiros guardam sentimentos que limitam a relação, como a mágoa e a desconfiança, terão enorme dificuldade em vivenciar esse dia com intensidade verdadeira.

Para que possamos desfrutar esse momento tão especial, é importante que no dia-a-dia tenhamos construído uma relação harmoniosa baseada em respeito, apoio mútuo e capacidade de ouvir e de criar conexão e empatia com o outro, em uma relação baseada na confiança e no diálogo, sem deixar sujeira guardada embaixo do tapete.

Se ao invés de falarmos abertamente, guardamos ressentimentos, esses poderão abrir pequenas fendas, rachaduras no relacionamento que podem, ao longo do tempo, se transformar em verdadeiros abismos.

A base da vida saudável, feliz e harmoniosa está em como somos capazes de mantermos relacionamentos bem estruturados e equilibrados, em que respeitamos a posição do outro, sem perder nossa própria identidade.

A capacidade de se comunicar através da linguagem é uma das habilidades mais poderosas desenvolvida pelos seres humanos e saber utilizá-la de modo a gerar conexão e empatia faz toda a diferença.

Entrevista de Hilda Medeiros a Rádio Nacional

Quer baixar gratuitamente o E-Book Sucesso no Relacionamento?

CLIQUE AQUI

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *