Equilíbrio emocional diante da  instabilidade econômica e do desemprego 

Tempo de leitura: 4 minutos

Crise política, ética e financeira desemboca em desesperança e medo generalizados afetando o Equilíbrio Emocional

Equilíbrio emocional – como promover a harmonia entre pensar sentir e agir

Muitos especialistas costumam dizer que os momentos de crise são também os de grandes oportunidades.

No entanto, ao contrário de perceber alternativas, a maioria das pessoas se sente insegura e impotente e perdem seu equilíbrio emocional.

Coletivamente, quando um número significativo de pessoas vibra numa mesma frequência, é como se esse sentimento se espalhasse contaminando as demais. 

Ler notícias diárias de desemprego galopante e, principalmente, ver colegas e familiares com instabilidade financeira, desestabiliza emocionalmente. As pessoas passam a imaginar as perdas dos outros como se fossem as suas, não movidos por compaixão e, sim, por medo do cenário imaginário e limitador que criaram para elas próprias.

O problema é que essa carga emocional afeta as diversas áreas da vida. A produtividade cai, os relacionamentos pioram – muitas vezes se tornando caóticos – e, como consequência, as pessoas têm dificuldade para criar soluções. 

Para nossa mente, realidade e ficção se confundem

Para nossa mente, realidade e ficção se confundem. Percebemos o que está acontecendo em nossa volta através de filtros.

Quando estamos sob tensão, esses filtros congelam e as imagens que criamos do futuro também ficam estagnadas e limitantes.

Tornamo-nos reativos, tensos e, principalmente, inseguros. O país está passando por um momento singular, são muitas crises acontecendo ao mesmo tempo. Crise política, ética, financeira…

Tudo isso desembocando em desesperança e medo generalizados. 
É preciso transformar a realidade, reestabelecer a economia, voltar a produzir, crescer.

Para que isso aconteça não podemos esperar que as lideranças políticas, por hora instáveis, resolvam. Precisamos sintonizar no que queremos que aconteça de bom, individual e coletivamente, resgatar a confiança e agir de forma criativa e conjunta.

Buscar soluções numa visão fortalecedora que possa se tornar real.

É imprescindível que cada pessoa encontre dentro de si equilíbrio emocional, alinhamento interno e paz de espírito. Para que a partir desse alinhamento essencial possa descongelar os filtros da percepção e contribuir de modo efetivo para o crescimento econômico e social. 

Existe um ditado popular que diz: se você quiser sair do buraco é preciso parar de cavar. Para acelerar a saída dessa situação atual que o Brasil está atravessando é necessário que individualmente, independente da profissão ou classe social, encontremos equilíbrio emocional, crença de que é possível e forças para agir com criatividade e esperança.

Precisamos nos tornar líderes de nós mesmos, presentes, conscientes e conectados ao campo de todas as potencialidades. 

Sugiro duas técnicas que ajudam a trazer equilíbrio emocional, autoconhecimento e alinhamento interno: 

Respiração: 

Artigo da Coach e Terapeuta Hilda Medeiros
Respiração

Encontre um ambiente tranquilo e, em silêncio, pause por alguns minutos percebendo a própria respiração. Permita-se um respirar completo, inspirando e expirando profundamente algumas vezes. Em seguida, pergunte a si mesmo onde se localiza o seu centro energético e essencial. Geralmente é abaixo do umbigo. Coloque a mão em seu centro de energia e repita com calma:

Eu estou aqui.

Eu estou em mim.

Eu estou comigo.

Eu existo.

Eu sou.

Eu estou presente e conectado.

Permaneça alguns minutos apenas em estado de presença, percebendo a própria respiração com atenção plena. São minutos preciosos que lhe trarão alinhamento interno e equilíbrio

Durabilidade: 

O problema não persistirá a vida toda

Respire profundamente e diga para você mesmo que por pior que seja a situação que esteja acontecendo no momento, ela não vai durar para sempre – vai passar.

Quando estabelecemos um prazo final para o problema, mesmo que um tempo imaginário, ficamos automaticamente mais tranquilos.

Ao criarmos uma visão mais positiva de futuro, essa visão resgata a esperança e a calma interior. É interessante imaginar um tempo no futuro em que as soluções já aconteceram e que tudo se resolveu da melhor maneira possível, e trazer essa sensação de futuro para o presente.

Hilda Medeiros é Coach e Terapeuta

3 Comentários


  1. Tenho buscado um equilíbrio emocional, estou e acho vc esplêndida!!
    Será possível alcançar maturidade emocional pois tenho sofrido muito por ter dificuldade de trabalhar meus sentimentos e pensamentos negativos?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *