Terapia da Linha do Tempo – Conheça essa Técnica

Tempo de leitura: 6 minutos

O QUE É TERAPIA DA LINHA DO TEMPO?

A Terapia da Linha do Tempo é considerada uma das mais eficientes terapias desenvolvidas a partir das modernas pesquisas sobre mudança emocional.

A TLT – Terapia da Linha do Tempo trabalha com o conceito de ‘causa-raiz’. Encontrando de maneira direta o evento mais  antigo de um encadeamento emocional limitante, este evento é reestruturado de modo a substituir as emoções de todo o encadeamento por aprendizados e compreensões. 

As grandes vantagens da Terapia da Linha do Tempo estão na sua simplicidade e sua  agilidade para  produzir resultados nos pacientes. A Terapia da Linha do Tempo  é uma técnica rápida para eliminar emoções negativas e solucionar problemas emocionais. A Técnica é ensinada e difundida em mais de 100 centros de formação credenciados no mundo inteiro.

 O conceito de Linha do Tempo, ou a noção do tempo que um indivíduo tem armazenado em sua mente, configura a estrutura de sua percepção de mundo, formatando assim a personalidade.

As memórias são registradas e armazenadas e durante a vida, ao longo do tempo, tem mais e mais influência. A Linha do Tempo é a codificação dessas memórias em nossa mente. O comportamento do ser humano, de forma consciente ou inconsciente, é afetado por decisões que foram tomadas no passado. Essas decisões estão armazenadas na Linha do Tempo e podem ser acessadas através das técnicas da Terapia da Linha do Tempo.

Introdução

A Linha do Tempo é um primeiro elemento na base da personalidade de um indivíduo e chave para se decifrar a personalidade. As memórias, as decisões, as experiências boas e ruins são nelas coletadas e determinam como o indivíduo se relaciona com o mundo.

As pessoas têm, dentro de si, uma maneira de perceber o passado, o presente e o futuro, de modo que dessa maneira sabem qual é o passado, o presente e o futuro.

Linha do Tempo

O conceito da linha do tempo é antigo, contudo foi bastante aprofundado no final dos anos 70 por Richard Bandler, John Grinder, Ph.D. e seus colaboradores quando, pesquisando a representação mental de variáveis relacionadas com o tempo, descobriram que as pessoas podiam identificar suas linhas pessoais de tempo. Pouco depois, Tad James, Wyatt Woodsmall e seu grupo de colaboradores pela primeira vez desenvolveram um processo terapêutico usando esse sistema interno linear de organização das memórias, publicando em 1988 o livro Time Line Therapy and the Basis of Personality.

Cada ser humano possui sua própria máquina interna do tempo. Sua própria linha e sua própria organização. Dessa maneira fica perceptível o que é passado e futuro. Segundo Tad James, criador da TLT – Terapia da Linha do Tempo, no geral as pessoas armazenam as memórias de forma linear, no entanto o que faz a diferença é como as memórias são armazenadas.

 Princípios Gerais da Terapia da Linha do Tempo

Existem várias possibilidades diferentes de uso da Terapia da Linha do Tempo no que diz respeito a mudanças.

Remoção de Memórias – Substituir memórias limitantes por memórias favoráveis;

Mudança de Eventos – O indivíduo pode se lembrar de um evento específico e alterá-lo a partir de novos recursos positivos. A partir da mudança de um evento específico é possível a  mudança de toda uma cadeia de eventos similares, antes e depois do evento original;

Remoção de Emoções Negativas – Na Terapia da Linha do Tempo é possível a eliminação de emoções negativas como a raiva, o medo, a culpa, a mágoa e a tristeza. O procedimento é fazer com que a pessoa flutue em sua linha do tempo, vá para o evento original que causa a emoção negativa de raiva, tristeza, medo, culpa ou mágoa (causa raiz) e obtenha um novo aprendizado em relação ao evento matriz.

A luz de novos recursos, é possível contagiar os eventos similares do passado, antes e depois do evento causa raiz e os eventos do futuro. Um teste que se faz nesse procedimento é levar o indivíduo, em sua linha do tempo, a um evento futuro, em que normalmente seria colocado a prova um desses sentimentos para que seja verificado se a emoção limitante desapareceu a partir dos novos aprendizados e recursos.

Cura Rápida de Fobias – O modelo de cura de Fobia faz com que o indivíduo passe por um procedimento, em sua linha de tempo, a fim de que a memória seja destruída, em relação a causa raiz originária da fobia. O modelo de Fobia começa nublando a nitidez nas primeiras três ou quatro visitas a memória causa raiz, até que se vá perdendo a nitidez por completo resultando na eliminação da memória.

Futuro Propulsor – Existem maneiras na Terapia da Linha do Tempo de transformar o futuro, tornando-o mais propulsor, através de memórias mais propulsoras. O indivíduo, neste caso, pode, através de sua Linha do Tempo, mudar eventos futuros para torná-los mais atrativos.

Principais Padrões e Procedimentos da Terapia da Linha do Tempo

Os processos terapêuticos da Terapia da Linha do Tempo se desenvolvem em torno de algumas  técnicas e procedimentos principais que são:

Identificar a linha do tempo do indivíduo, identificar a causa-raiz de um problema, dissipar as emoções limitantes que paralisam o indivíduo  como a tristeza, a raiva, o medo, a mágoa e a culpa, neutralizar as crenças e decisões limitantes, depurar e realinhar valores internos e programar eventos para o futuro.

Resultados  da Terapia da Linha do Tempo

A TLT  permite resultados como a rápida dissolução de emoções negativas massivas, o tratamento de experiências traumáticas e dolorosas, o alcance de estados de bem estar em poucas sessões, o desbloqueio de causas emocionais no tratamento de disfunções físicas e orgânicas, a identificação facilitada dos bloqueios, sua origem e tratamento, no caso de limitações em qualquer área da vida, incapacidade de alcançar objetivos, estados emocionais negativos persistentes, memórias persistentes e outras condições e a criação do futuro em uma abordagem em que valores, objetivos, metas e condutas podem ser reestruturados e alinhados, maximizando  a probabilidade de realização de aspectos da “vida ideal” criada pelo indivíduo.

Referências do artigo:

https://www.nlpcoaching.com/time-line-therapy/

http://www.terapiadalinhadotempo.net/

Ted James & Wyatt Woodsmall – A Terapia da Linha do Tempo e a Base da Personalidade –  Editora Eko.

Quer saber mais sobre Terapia da Linha do Tempo?

CLIQUE AQUI

Abaixo entrevista com a Coach e Terapeuta Hilda Medeiros

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *