Coaching para Líderes e Executivos

Tempo de leitura: 4 minutos

Coaching para Líderes e Executivos

Um bom Líder tem que procurar apoio e orientação para se manter equilibrado e focado em suas metas e buscas de resultados.

A posição de um líder, de certa forma, é um lugar bastante solitário.

A posição de um Líder na maioria das vezes é solitária.

Uma frase mal colocada, um pensamento equivocado ou mesmo uma ação ineficiente, por parte de um colaborador, muitas vezes não possui um grande impacto no todo. Ao contrário, um líder precisa estar atento a cada mínimo passo, já que por menor que seja sua intervenção, o impacto em relação ao conjunto da obra é imediato.

É fundamental que um indivíduo na posição de Líder, esteja absolutamente equilibrado e seguro de suas ações, para que no sentido positivo, suas atitudes ecoem por toda a cadeia de colaboradores que o envolve.

Um Executivo/Líder, mais do que qualquer outro indivíduo em uma corporação, necessita ter uma comunicação muito efetiva. No geral, quando a comunicação não é clara, os colaboradores tendem a formular sua própria compreensão a respeito do tema e passam instantaneamente a propagá-la por todo o ambiente. Vale lembrar, que informações imprecisas a respeito do ambiente corporativo, podem gerar um clima de insegurança por toda a corporação.

Uma questão iminente, em relação à atuação de um líder é justamente onde buscar energia e equilíbrio necessários, para a tomada correta de decisões, já que muitas vezes, fica no fogo cruzado, entre os colaboradores e as exigências do mercado e da própria corporação, em relação a resultados.

Coaching para Líderes e Executivos

Como qualquer indivíduo, um Líder de uma corporação, também possui suas dúvidas, inseguranças e momentos de desestabilização.

Nesse sentido, se faz necessária a figura de um Coach.  Alguém que instrumentalize esse Líder em direção à visão adequada em relação às suas decisões profissionais. Alguém que o mantenha no foco específico em busca dos resultados almejados.

Através da metodologia do Coaching, geralmente interposta por meio de perguntas e questionamentos poderosos, o Executivo/Líder se mantém conectado com a visão de onde se quer chegar, mesmo diante de incertezas ou adversidades inerentes a qualquer atividade ou conjuntura.

Neste caso, se faz completamente necessário, que esse profissional esteja orientado, em direção ao seu objetivo principal, no sentido de encontrar as estratégias mais assertivas em direção aos seus objetivos.

O papel do profissional de Coaching  é ouvir, se situar e fazer perguntas poderosas que possibilitem as alternativas possíveis que serão interpretadas pelo Executivo/Líder em questão.

Influência no Ambiente

Um bom Líder tem um papel fundamental dentro de uma corporação de ser o elo principal, o para-raios, o catalisador das informações, sejam elas positivas ou negativas. Um Líder não se comunica exclusivamente pela linguagem, fala, já que suas ações, atitudes e até mesmo reações, são incorporadas pelos colaboradores tanto no sentido positivo, como no negativo, criando um efeito cascata, para o bem ou para o mal.

A realidade, na maioria das vezes é virtual, ou seja, (cada pessoa percebe o que acontece ao seu redor de acordo com as suas próprias crenças, valores, modo único de ver o mundo).

Isso significa que as crises dentro de uma empresa podem ser reais ou especulativas. Quando a crise se torna lugar comum no país, quando os veículos de comunicação escancaram matérias o tempo todo só falando da crise, isso pode trazer consequências e medo generalizado. A insegurança pode adentrar nos ambientes corporativos de tal modo, que mesmo num cenário interno positivo, parece que o desastre está iminente. Nas situações de crises reais ou imaginárias a postura e a fala confiante do líder fará toda diferença para restabelecer a confiança e por consequência, manter a produtividade em alta.

Um Executivo/Líder deve encontrar dentro de si equilíbrio para manter a visão e o direcionamento da empresa e de seus colaboradores na direção de metas e objetivos. Através do próprio alinhamento e direção, impactar os demais.

Um Executivo/Líder deve encontrar dentro de si equilíbrio

Um caminho possível e efetivo para esse alinhamento, para esse ajuste fino, pode se encontrar na metodologia e nos questionamentos que um bom processo de Coaching disponibiliza.

É fundamental que um indivíduo na posição de Líder, esteja absolutamente equilibrado e seguro de suas ações, para que no sentido positivo, suas atitudes ecoem por toda a cadeia de colaboradores que o envolve.

Obs- Tenho um programa para líderes chamado Mudança Essencial, quer conhecer mais? 

CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *