Como conseguir mais clientes?

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Quando atuo como Coach, uma das perguntas mais frequentes dos meus clientes profissionais liberais e prestadores de serviços é:

Como conseguir mais clientes, multiplicando os ganhos?

São muitas as questões que envolvem o sucesso de um profissional, mas em tempos de comunicação rápida e ampla, um dos aspectos que faz a diferença, é como o cliente/consumidor está se relacionando com seu prestador de serviço. E como esse cliente percebe essa relação.

Entrega com Humanidade

Vivemos em uma era digital e logo adiante trataremos do tema, contudo, penso que na relação com o cliente, nada supera o aspecto humano. Como prestador de serviço, a máxima “Coloque-se no lugar do outro” me guia quando presto um serviço.

Oferecer o que eu gostaria de receber de um profissional, nas mesmas circunstâncias, ambiente e temperatura, norteia a forma como lido com meus clientes.

Ou seja, se gosto de um atendimento generoso e atencioso quando sou cliente, ofereço um atendimento atencioso e generoso, quando presto um serviço.

Oferecer sempre algo que o cliente não espera. Surpreendê-lo, oferecer mais, buscar excelência, são aspectos que geram uma corrente positiva de multiplicação, fluência e abundância.

Empatia

Estabelecer uma conexão com seu interlocutor de empatia é uma habilidade e qualquer profissional que queira uma relação duradoura com seu cliente, necessita desenvolvê-la.

A Empatia é base primeira, gera confiança, fluência na comunicação, flexibilidade para a solução de desafios e pauta a relação em níveis elevados. Relações que possuem empatia encontram no humor e na criatividade, repostas para as mais diversas questões, sempre com objetivo no melhor. As amarras são soltas e o campo se torna fértil para a colheita de ótimos frutos.

Sempre procuro constituir essa conexão de empatia com meus clientes, estabelecendo como base, essa relação de confiança e sintonia fina. Acredito ser a tônica dos índices de satisfação que possuo em minhas entregas e do alto grau de indicações que recebo a cerca do meu trabalho.

Autoridade

Um profissional que personifica em sua imagem os quesitos de “Autoridade” eleva em muitas vezes seus rendimentos profissionais/faturamento.

Tornar-se referência em seu mercado de atuação lhe permite fazer escolhas do modo como pretende atuar.

O profissional que se torna referência em sua área de atuação tem o privilégio de escolher os parceiros, já que a demanda de pessoas que querem se associar a um profissional de ponta aumenta e os clientes, via de regra, não questionam os investimentos.

E, ao contrário do que possa parecer, mesmo quando pratica valores superiores aos de mercado, no geral, se torna ainda mais disputado.

Como conseguir mais clientes – Formas de adquirir “Autoridade”

– Nível de especialização profissional

Os famosos diplomas nas paredes. A formação profissional jamais deixará de ser um grande aliado em uma bela carreira profissional. E claro, transmite confiança ao cliente. No entanto, vale lembrar, que nos dias atuais, na maioria das vezes o consumidor se atenta mesmo aos serviços já prestados e aos chamados “Cases”, ou seja, referências de êxito de serviços prestados. Por isso, hoje em dia, os chamados “depoimentos” são tão importantes para gerar autoridade a um profissional.

Já é comum, em algumas empresas, pertencentes a determinados nichos, ao invés de solicitarem currículos em suas contratações, requisitarem portfólios de serviços prestados como referência de autoridade no segmento.

– Especializações e novas habilidades adquiridas

Atualização permanente de mercado. Um profissional ligado às novas tecnologias de seu segmento é um profissional desperto, atento e preocupado em oferecer o melhor ao seu cliente. Esforço esse que, via de regra, é percebido pelo cliente/consumidor.

– Interdisciplinaridade

Quanto maior a visão, o modelo de mundo de um indivíduo, maior é sua chance de estabelecer conexão com as pessoas. Neste sentido, esse aspecto, também vale na relação prestador de serviço/cliente.

Pessoas monotemáticas tendem a ser menos flexíveis, e assim também o são na condução de sua relação profissional.

Possuir um modelo de mundo amplo é a experiência de transitar em territórios que não sejam específicos de sua área de atuação. Dessa maneira é possível ampliar o campo em que se trilha na construção de relacionamentos que possuem empatia, humor e fluência.

– Experiência Profissional

Tempo de atuação, casos de clientes e pacientes satisfeitos (cases). Como seres sociais, costumamos acreditar e concordar com a maioria. Se existe muita gente falando bem de uma coisa, a tendência é acreditarmos e seguirmos o que está sendo dito. Lógico, que como Terapeuta e Coach, defendo o olhar crítico para qualquer assunto, no entanto, aqui simplesmente trato de um fenômeno que em marketing é chamado de “Prova Social”.

Ao querer tomar um simples café, e diante de uma loja vazia e uma cheia, qual é a loja que você se dirige, para fazer uma degustação de seu pequeno mimo diário?

Se você respondeu que é a loja cheia, saiba que você está no time de 95% das pessoas que fariam o mesmo.

– Credibilidade

Indicações boca a boca e respeito dos colegas da profissão, fornecedores  e clientes.

– Imagem

Como você é percebido pelos colegas de profissão, seus clientes e pelo público em geral.

Vivemos na era digital e muitos já dizem pós-digital. Falamos acima de atributos que são necessários para a criação de “Autoridade”.

Sem conhecimentos técnicos e experiência, sabemos que não se adquire autoridade em qualquer área de atuação.

No entanto, isso não significa por si só a garantia de clientes e ainda mais, de prestação de serviço bem remunerada.

O fato é que vivemos uma era em que a percepção do cliente se faz a partir do que ele tem acesso em termos da imagem do profissional que ele escolhe.

Era Digital

Há quem diga, e isso pode parecer radical, que em alguns anos, quem não possuir uma vida digital que possa ser acompanhada pelo consumidor, estará excluído do processo de análise desse consumidor.

Ou seja, o consumidor irá procurar um profissional que ele já conheça ou tenha alguma familiaridade para lhe prestar serviço.

Trata-se de algo que pode parecer controverso, contudo, nos atentemos para a oportunidade que essa conjuntura oferece.

Muitos profissionais hoje em dia e até mesmo grandes empresas se aproximam do consumidor via presença digital.

Não é uma aproximação qualquer, em que simplesmente se divulga os serviços dessas empresas ou profissionais.

A aproximação moderna e que é feita nos dias de hoje, busca o ENGAJAMENTO com as pessoas, através da oferta de conteúdos que agreguem valor e façam a diferença.

Muitas vezes um profissional que possui presença digital e adquiri “Autoridade” junto a um determinado público, se sobressai a ponto de poder ter uma remuneração mais alta, até mesmo em relação a colegas com experiência e especializações maiores.

Um pequeno exemplo: Esse artigo teve algum valor para você?

Se a resposta foi SIM, trata-se de um exemplo, de aproximação através de criação de valor por conteúdo.

Crie um Blog e publique nas redes sociais, pequenos artigos que possam criar valor ao seu possível cliente e até mesmo pense na possibilidade de criar pequenos vídeos/tutoriais em que você possa oferecer conteúdos relevantes para seu público, agregando isso à sua imagem.

Quando oferecemos conteúdos de qualidade, o cliente reconhece o valor desse conteúdo, e por reciprocidade, passa a acompanhar o trabalho com maior carinho e atenção.

Lembrando sempre, que qualquer questão referente à era digital, ou ferramentas modernas ligadas às novas tecnologias, não superam, a meu ver, uma entrega com humanidade, verdade e que realmente agregue valor e ofereça transformações efetivas ao seu cliente.

Em função da minha agenda atual, comecei a trabalhar com grupos através do programa “Mudança Essencial”. A próxima turma acontecerá nos dias 19 e 20 de maio.

Ainda não abri as inscrições, mas recomendo fortemente, caso tenha interesse, que deixe  seu e-mail no site do programa, para que possamos entrar em contato em primeira mão, assim
que as inscrições estiverem abertas. Tenho a impressão que devido ao feedback do primeiro curso que realizei em janeiro, e como não são muitas vagas, que vai ficar gente de fora nesse segundo
encontro do “Mudança Essencial”.

PROGRAMA MUDANÇA ESSENCIAL

 

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