Empatia e Modelo de Mundo

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Modelo de Mundo

Quanto maior o modelo de mundo de uma pessoa, maiores são as possibilidades de sintonizar-se com os demais ao redor. Sintonia gera semelhança, que por consequência, facilita os meios de se fazer visto, presente, lembrado, tanto no contexto pessoal como no profissional, inclusive quando se trata de uma promoção.

Possuir um modelo de mundo amplo, em que se transita por diversas áreas da vida, não transforma um indivíduo em uma pessoa rasa ou superficial. Pelo contrário, lhe permite repertório para um entendimento mais amplo e global.

Cada indivíduo pode, e muitas vezes tem o dever, de se aprofundar num tema específico, sobretudo, no que diz respeito a sua profissão. No entanto, o mundo hoje é multidisciplinar e as informações estão ao alcance de um clique. Assuntos que possam parecer irrelevantes no contexto da profissão adiante pode ser o grande diferencial para gerar sintonia com o outro e até ser o início de promissoras parcerias.

Por maior que sejam as diferenças pessoais, quando uma pessoa possui um grande repertório na forma de pensar, de agir de interagir com o outro no dia a dia, sem dúvida, abre o leque das opções no que se refere aos relacionamentos interpessoais.

Um indivíduo que não é monotemático e que tem interesse em ouvir o que vem dos outros naturalmente se torna uma pessoa mais agradável.

Ouvir, um dos segredos da empatia

De um modo geral, as pessoas querem ser ouvidas, vistas, nesse sentido, mesmo que uma pessoa não seja um especialista em assuntos diversos, só a capacidade de demonstrar interesse já faz grande diferença na comunicação.

Empatia

A Empatia aproxima as pessoas e gera inúmeras possibilidades

A palavra empatia para alguns pode soar com certo desgaste, por conta do mau uso da mesma. Muito se falou dela como forma de persuasão em benefício unilateral. Atualmente, especialistas de tendências futuras afirmam que a Empatia será o grande diferencial humano do profissional do futuro.

A capacidade de ser empático com o outro ser humano vai muito além da imitação rasa de gestos e gostos. A verdadeira empatia existe quando uma pessoa é capaz de se colocar no lugar da outra com respeito. É saber ouvir com atenção, entender os sentimentos por trás das palavras, apoiar e patrocinar a fala alheia pela própria presença disponível.

Quando a intenção de uma conversa é que o melhor aconteça para todos os envolvidos, ambos os comunicadores ganham e por consequência o meio onde interagem também se beneficia. É a famosa lei do ganha-ganha.

A verdadeira empatia vai além das palavras e gestos, embora, ser gentil na fala e nas ações está implícito na mesma.

Empatia é a aceitação do outro em suas diferenças, onde o indivíduo consciente se disponibiliza a abrir espaço em seu próprio ego para se sintonizar de forma autêntica com seu semelhante. Essa disponibilidade abre os canais energéticos da confiança e possibilita a excelência na comunicação.

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