O que você precisa saber antes de abrir um negócio

Tempo de leitura: 5 minutos

O que você precisa saber antes de abrir um negócio – Ser um PHD!

Seja um PHD em tudo o que escolher fazer

O termo Ph.D no sentido grego da palavra significa amor ao conhecimento e por isso pego emprestada a terminologia: PHD (Paixão, Habilidade em se relacionar e Dinheiro).
O que você precisa saber antes de abrir um negócio é que sem PAIXÃO pela profissão ou qualquer atividade que você faça, independentemente de títulos e especializações, que são fundamentais é claro, tudo fica meio nublado e obscuro. Para completar o termo, HABILIDADE E DINHEIRO, fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento.
Habilidade em se relacionar – Benefícios em qualquer carreira
O que você precisa saber antes de abrir um negócio é que é fundamental ter HABILIDADE EM SE RELACIONAR– Em muitas profissões o indivíduo necessita de conhecimentos científicos e habilidades motoras para exercer a profissão que a formação acadêmica tem para oferecer.
Em outras profissões apenas habilidades motoras. Contudo existe uma habilidade em especial que a faculdade não ensina e que é difícil aprender sozinho: é a HABILIDADE EM SE RELACIONAR COM AS PESSOAS.
Qualquer profissional se relaciona com seus colaboradores, com seus parceiros e fornecedores e sobretudo com seus clientes/pacientes, etc. Um profissional que gera empatia em seu núcleo de convivência, cria em torno de si, uma corrente positiva que gera um valor inestimável para quem quer obter êxito na profissão ou carreira.
Colaboradores contentes e prestativos, parceiros comprometidos e clientes satisfeitos e que indicam novos clientes são a base de um negócio de sucesso. E na maioria das vezes, isso só acontece, quando se é criado um cinturão de comprometimento e sentimento de reciprocidade em relação ao profissional envolvido no empreendimento.
Por melhor preparado tecnicamente ou por mais habilidade que tenha, sem empatia em relação às pessoas, esse ciclo de sustentabilidade permanente não se estabelece.
Qualquer colaborador ou parceiro só se compromete 100% com seu chefe/líder quando possui algum tipo de empatia por ele e qualquer cliente, só indica seu profissional a um colega ou familiar, se nutriu alguma simpatia pelo prestador de serviço.
Habilidade em se relacionar é algo que, ou a pessoa possui de maneira natural e instintiva ou é algo, e aí mora a boa notícia, que pode ser aprendido e praticado. Gerar empatia em torno de si, em seu núcleo de convivência pessoal e profissional, é a diferença que faz a diferença! 
Paixão – Fluência em sua atividade
PAIXÃO – A escolha do ingresso na profissão normalmente, quando não existe nenhum fator externo que interfira, é pautada pela paixão. E via de regra, isso acaba acontecendo, desde o início dos estudos até os primeiros trabalhos realizados. Imaginamos algo que temos identificação e então vamos em busca da experiência (faculdade, cursos ou outro tipo de aprendizado).
O fato é que com o tempo, diante da rotina e das dificuldades e sobretudo se não houver fluência no desenvolvimento da carreira, aquela chama vai se apagando e o sentimento de frustração aparece. E sem PAIXÃO pela profissão, tudo fica mais difícil.
Se você se encaixou nesse perfil de profissionais que hoje em dia já não possuem sequer a certeza se continuam tendo amor pela profissão, lembre-se de seus primeiros objetivos e sonhos e sobretudo procure dar uma guinada de 180º na forma de lidar com sua carreira.
É importante organização, metas claras para o futuro, novos desafios e objetivos, busca de outros conhecimentos que completem os que você já possui e principalmente uma metodologia de mensuração de resultados.
Muitas vezes nos baseamos em outros profissionais para nos compararmos e se percebemos uma distância muito grande, o desencanto é inevitável. Mas quando estamos em um processo de crescimento e conseguimos averiguar nossas pequenas evoluções, a sensação de estarmos evoluindo em algo, nos motiva e reacende, na maioria das vezes, a chama apagada.
A paixão no que se faz é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.
Dinheiro – Fluência necessária para seu negócio
O que você precisa saber antes de abrir um negócio é que DINHEIRO é energia e a força motriz que move qualquer projeto. Dinheiro é fluência e a possibilidade de concretizar sonhos, ter uma vida baseada em seus mais verdadeiros valores e, de quebra, poder ajudar as pessoas.
Às vezes não possuímos uma boa relação com o dinheiro, muitas vezes essa situação se dá por influências de alguma experiência ruim do passado.
Muitas vezes adquirimos crenças limitantes em relação ao dinheiro e de maneira inconsciente travamos sua fluência.
É necessário adquirir o mais profundo conhecimento de sua relação psíquica com o dinheiro, caso ele não esteja fluindo de maneira natural em sua vida.
Existem trabalhos específicos de coaches ou de terapeutas, que oferecem recursos que possibilitam a mudança da relação com o dinheiro, caso seja necessário.
É com dinheiro que você poderá montar a empresa de seus sonhos e escolher os profissionais que trabalharão com você. É com dinheiro que tudo flui de maneira profissional, amorosa e feliz.
Concentrando esses três recursos, paixão, habilidade de relacionamento e dinheiro para fluência, não só sua vida profissional ganhará o impulso necessário que o levará ao sucesso que tanto busca, como sua vida pessoal se tornará repleta de brilho, luz e felicidade.
Quer receber artigos e vídeos exclusivos da Coach e Terapeuta Hilda Medeiros?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *