Estar bem consigo é a chave para o sucesso do relacionamento

Tempo de leitura: 3 minutos

A distância que sentimos do outro é a mesma medida da distância que estamos de nós mesmos. Estar bem consigo próprio é a chave para o sucesso na construção de ótimos relacionamentos

Nos relacionamos com o outro na medida em que nos relacionamos conosco. De certo modo, o outro é o espelho de nossos sentimentos mais profundos.
Se nos encontramos inseguros na relação, mesmo que aparentemente tentarmos demonstrar segurança, acabamos por revelar de forma sutil o que sentimos de verdade.
Por trás da máscara, naquele lugar invisível para os olhos e visível para a alma, nos revelamos e mostramos aqueles sentimentos que fazemos de tudo para esconder. São sentimentos que se manifestam através do nosso corpo, muitas vezes, através de pequenos e significativos gestos.
Hilda Medeiros Coach e Terapeuta
Linguagem não verbal
O corpo fala. Grande parte da comunicação não está mediada pela palavra. Muito do que é percebido e interpretado vem através dos gestos, das frases não ditas, nas entrelinhas. O que ficou guardado em fala é expresso num olhar, num levantar de sobrancelha, num gesto.
No livro “O Corpo Fala” – A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não Verbal, de Pierre Weil e Roland Tompakow, o tema é abordado com humor e muitas ilustrações.

O Corpo Fala – A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-Verbal (clique na capa do livro para baixar o pdf)
Quando num determinado contexto sentimos medo, insegurança ou raiva, expressamos esses sentimentos mesmo que não sejam verbalizados em palavras.
Quando a relação está baseada na insegurança, na dor, queremos nos afastar e o distanciamento pode levar a rupturas de difícil retorno.
Muitas vezes criamos situações conflituosas com os outros – cônjuges, filhos, líderes, colaboradores etc. – e quando nos questionamos em relação à razão exata por que aquilo se deu, na maioria das vezes não temos a resposta consciente, mas lá no fundo sabemos que o conflito foi iniciado por nós mesmos.
A qualidade do relacionamento está diretamente ligada ao quanto somos eficientes em dizer ao outro o que queremos dizer, de forma clara e específica, de modo a se fazer ouvir e ser entendido.
Chave para o Sucesso no Relacionamento
Se quisermos ter uma boa relação, uma boa comunicação com as pessoas, é importante nos atentarmos para as seguintes questões:
O ponto de partida é a compreensão e a intenção – chave para o sucesso no relacionamento. São aspectos preliminares que fazem a diferença. Começar bem um diálogo tem um impacto quase que decisivo no resultado final da conversa.
Antes de iniciar um diálogo desafiador, tenha a certeza do que quer como objetivo. Começar uma importante conversa, sem possuir a clareza do que se quer, é o mesmo que navegar mar adentro, sem os instrumentos básicos de localização.
A intenção por trás da fala pode assegurar que tenhamos êxito em dizer o que queremos sem que sejamos traídos por pequenos gestos e expressões.
Se a finalidade da conversa é a harmonia e o entendimento, tenha essa intenção consciente.
Se deseja transmitir confiança, vibre na confiança. Se o desejo é espalhar amor, sinta o amor transbordar dentro do próprio corpo.
Mesmo que a intenção não seja dita, ela será o condutor invisível da conversa e a comunicação obterá êxito em congruência com o objetivo inicial.
Relacionamentos duradouros possuem uma comunicação consciente, madura e eficaz. Por mais que possamos dizer frases de efeito como: “Um nasceu para o outro” ou mesmo, “Se entendem só pelo olhar”, pessoas que se relacionam sabendo o que querem e que possuem uma intenção positiva e clara, tem maiores chances de não desmentirem o enunciado.
Tenha ótimos Relacionamentos – Baixe agora gratuitamente o -E-book Sucesso no Relacionamento

clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *